(Atividade nº 6) Resumo VIII Jolipe UFRPE/Sede

Segundo dia (26/01), tarde.

            Após uma manhã bastante enriquecedora de discussões acerca do novo PPC do curso de pedagogia da UFRPE, os alunos do curso forma convidados para participar de uma atividade cultural externa na Caixa Cultural no Bairro do Recife. Lá, estava ocorrendo a exposição de painéis de azulejo do renomado artista visual Athos Bulcão.
            A turma seguiu, juntamente com a coordenadora do curso Ana Paula Abrahamian, o professor Bruno Alves, a assistente administrativa Gabrielly Oliveira e as crianças João e Lucas, do Departamento de Educação da UFRPE às 13h30 chegando na Caixa Cultural por volta das 14h00. Fomos recepcionados por duas mediadoras da exposição que nos aproximaram e nos conceberam diferentes olhares acerca de cada obra em si. A turma participou de forma integral, dando opiniões e expondo suas visões sobre os painéis. Em meio a hipóteses e palpites, todos se divertiram ao tentar imaginar o que o artista estava pensando ao criar suas composições, demonstrando como as interpretações da arte dependem totalmente da individualidade de cada um. 

            Ao final da exposição, houve um sorteio para distribuir catálogos com imagens e descrições de diversos painéis de azulejo do artista espalhados pelo país, além de um lanche muito gostoso. 

            Nesse momento, houve uma quebra com o planejamento, pois, ao invés de seguirmos para casa, a professora Ana Paula convidou a turma para visitar o divertido Paço do Frevo, que se encontra bem próximo da Caixa Cultural. 
            Lá, tivemos uma aula dinâmica sobre a história do frevo, como era concebido na sociedade na época do seu surgimento e como é visto hoje em dia. Todos dançaram, escutaram muito frevo e puderam conhecer um pouco mais desse patrimônio cultural que pertence a todos que dele gostam e aproveitam. 
            Dentro do espaço foi possível conhecer os trajes tradicionais dos frevistas, os acessórios e o mais importante, os estandartes dos blocos mais famosos que já passearam pelas ruas da cidade do Recife. 
            Ao final, todos se reuniram para registrar numa foto esse dia tão incrível e memorável no qual, pessoalmente, espero que aconteça muitas outras vezes enquanto for estudante da UFRPE.

Comentários

Postagens mais visitadas